DESVENDANDO E DESENVOLVENDO O BRASIL - TEODORO SAMPAIO

Um País é construído a partir de grandes iniciativas! A iniciativa pode gerar efeitos para o futuro e para o passado, pois Teodoro Sampaio atuou em ambos os sentidos. Sigo os dados biográficos levantados por Archimedes Pereira Guimarães, em seu texto de 1968, publicado em 1970.
Teodoro Fernandes Sampaio era negro, filho de escrava, nascido livre em engenho rural no interior da Bahia. Formou-se em engenharia, voltou para a Bahia e comprou a liberdade de seus irmãos. 
Como orientador do futuro participou de obras que marcaram o desenvolvimento posterior do Brasil, como o saneamento básico de São Paulo, de Salvador, da via férrea de Salvador até a região do vale do rio São Francisco, participou da reforma do Porto de Santos em 1892.
Iniciou novas atividades que marcaram a geografia nacional com estudos aplicados, participou da expedição de 1880 determinada por D. Pedro II chamada de "Comissão Hidráulica" para o estudo do Rio São Francisco. Seguem desenhos feitos pelo próprio Teodoro Sampaio:
(Sampaio, 1906. p. 79)


(Sampaio, 1906. p. 105)

Posteriormente, participou da "Comissão Geográfica e Geológica" que realizou o primeiro estudo geodésico do Brasil mapeando parte do Estado de São Paulo. Fez vários estudos dos rios Itapetininga e vale do Paranapanema, daí seu nome também ser utilizado por Município Paulista da Região.
(Sampaio, 1889, p. 15)

Quando em São Paulo, passou 2 anos como engenheiro chefe da Cia Cantareira, encarregado dos serviços de água e esgoto para a Capital Paulista. Dirigiu a construção de escolas públicas, postos de saúde, hospitais de isolamento e colaborou na instalação da hoje Faculdade de Engenharia da USP, então Escola Politécnica de São Paulo. De 1898 a 1903, chefiou a Repartição de Saneamento do Estado de São Paulo, estruturando esses serviços na Capital e interior do Estado. De volta à Bahia, expandiu a rede de esgotos e distribuição de água da cidade, ajudou a reparar, reconstruiu e construiu diversas construções de Salvador, reproduz-se a destaque do biógrafo que seguimos (Guimarães, 1970, 197):

  • Ele reconstruiria, ou mesmo construiria, o antigo prédio da Faculdade de Medicina, o pavilhão para tuberculosos do Hospital Santa Izabel, a Maternidade hoje denominada de "Climério de Oliveira", o Liceu Salesiano, a fachada da Igreja da Vitória, a capela gótica do Asilo Pereira Marinho. Modernizou a praça Duque de Caxias, na Cidade Alta. Embelezou e ajardinou o Cais do Ouro, na Cidade Baixa. Deve-se-lhe a introdução, na engenharia da cidade, do asfalto e do concreto armado.

Em 1908, publicou seu Atlas dos Estados Unidos do Brasil, que dedicou ao ensino primário, fazendo mapas com o relevo de cada estado da federação.
Teodoro Sampaio foi deputado pela Bahia de 1926 a 1930.  
Não se dedicou somente ao futuro, mas também ao passado. Realizou uma série de estudos sobre a fundação de São Paulo e os seus agentes, da língua tupi e sua influência na geografia do Brasil, fundação de Salvador e seus agentes. Participou da revisão de textos, referências geográficas e de nomes indígenas de traduções de obras do alemão e holandês para o português.
Foi fundador e colaborados dos Institutos Históricos e Geográficos de São Paulo, Bahia e do Brasil.
Já tivemos a oportunidade de ver a atualidade de suas obras nos dois textos anteriores desse blogue (http://pensamentoparaoseculoxxi.blogspot.com.br/2018/03/significado-dos-nomes-dos-bairros-de.html e http://pensamentoparaoseculoxxi.blogspot.com.br/2018/03/nomes-de-cidades-do-brasil-e-outros.html), revelando o significado de bairros, ruas, cidades e acidentes geográficos, todos tirados da clássica obra indicada nas respectivas bibliografias - "O Tupy na Geographia Nacional".
O pensador e estudioso vai muito além, escreveu sobre a fundação de Salvador e a formação da Bahia - "História da Fundação da cidade de Salvador". Faz considerações as mais diversas sobre São Vicente, ocupação do sul do Brasil pelos portugueses, biografias de personalidades fundamentais da fundação e ocupação de São Paulo e Salvador, além de estudos sobre a influência indígena.
Quanto a São Paulo, dá notícia de que os primeiros habitantes do litoral e da região da Serra da Mantiqueira e planalto de Piratininga era ocupado pelos índios Guaianás ou Guaianãs que foram posteriormente expulsos pelos Tupis, Tamoios e Carijós. Logo, os primeiros eram inimigos de todos.
Segundo Teodoro, o povo que atacou São Paulo em seu início (ataque noticiado no texto http://pensamentoparaoseculoxxi.blogspot.com.br/2017/11/a-coluna-do-largo-da-batata-historia-de.html) teria sido da tribo Guaianás ou Guaianãs.
Segue um trecho de sua obra (Sampaio, 1903,164, 166):


  • O Guayanà era, portanto, no primeiro século da conquista, assigualado de sul a norte, desde Santa Catharina até ás do Espírito Santo, occupando as mattas da Serra do Mar, mas sem ahi constituir domínio permanente e contínuo em tão extenso território, pois que nessa serrania se refugiavam outras tribos vencidas como os Puris, Maracayas, Papanás, repelidos das praias do mar.
  • Tudo faz crer que o Guayanã, no alto das suas montanhas, no centro de suas mattas, resistiu por mais tempo, conservou-se melhor, e mais lentamente foi recuando para os sertões.
  • N’esse ínterim, porém perdeu o nome primitivo e passou a ser designado por outro appellido.


 Conclui que com uma das denominações desse povo é que foi adotada pelo povo que atacou São Paulo com os parentes de Tibiriçá e Caiubi em 1562, afirmando que os tupis eram povos aliados dos portugueses e formadores dos mamelucos que mais tarde seriam os bandeirantes.
Pessoa com tão bela história pessoal, corajoso, aventureiro e ao mesmo tempo estudioso (CDF), benfeitor,  promotor e divulgador de cultura e desenvolvimento, passou a ser fonte de inspiração para quem foi afetado por sua história.

Não é à toa que é homenageado em pelo menos dois Estados do Brasil tendo seu nome atribuído a dois municípios.
O município do local em que nasceu, na Bahia:
mapa da pagina do IBGE

E outro Município no Oeste paulista, perto da foz do Rio Paranapanema, onde deságua no Rio Paraná:
mapa da página do Estado de São Paulo



Apenas observo que todo o Pontal do Paranapanema pertencia ao Município de Teodoro Sampaio, havendo a posterior emancipação de Rosana e Euclides da Cunha.
As fotos do homenageado pela cidade em Pinheiros pode ser vista tanto na página eletrônica do Geledés como do Confea que constam da bibliografia. Em um pequeno vídeo, há uma rápida biografia do homenageado no endereço do Youtube indicado abaixo.


Bibliografia:


131 anos da Comissão Geográfica e Geológica – CGG, http://igeologico.sp.gov.br/geodados/multimidias/fotografias-historicas/131-anos-da-comissao-geografica-e-geologica-cgg/, consultado em 6 de abril de 2018.

Boletins CGG, http://igeologico.sp.gov.br/publicacoes/boletim-cgg/boletins-cgg/consultado em 6 de abril de 2018.

GUIMARÃES, Archimedes Pereira, Vida e Obra de Teodoro. pp. 187 a 2018 in Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vol. 67, 1970.

Guia Geográfico Bahia - Theodoro Sampaio, http://www.bahia-turismo.com/historia/teodoro-sampaio.htm, consultado em 18 de fevereiro de 2018.

Guia Geográfico de São Paulo - Santos, http://www.sp-turismo.com/santos/municipio.htm, consultado em 18 de fevereiro de 2018.

História do Município de Teodoro 
Mapa da Cidade de Salvador, http://www.cidade-salvador.com/seculo16/salvador-1549.htm, consultado em 18 de fevereiro de 2018.


MARCOLIN, Nieldson, Engenho e Arte: As contribuições de Theodoro Sampaio ao país, de Salvador a São Paulo in Pesquisa Fapesp, ED. 214 | DEZEMBRO 2013. http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/12/18/engenho-e-arte/, consultado em 6 de abril de 2018. 

SAMPAIO, Theodoro, Os Guaianãs da Capital de São Vicente, pp. 159 a 169 in Revista do Instituto Histórico e Geographico de São Paulo, vol. 8, 1903. 

SAMPAIO, Teodoro, João Ramalho: contribuição para sua Rehabilitação,  367 a 419 in Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vol. 67, 1970.


SAMPAIO, Theodoro F, Exploração dos Rios Itapetininga e Paranapanema, Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889.

SAMPAIO, Theodoro, O Rio de São Francisco e a Chapada Diamantina, São Paulo: Escolas Profissionaes do Lyceu Coração, 1906.


Teodoro Sampaio, http://www.teodorosampaio.sp.gov.br/, consultado em 18 de fevereiro de 2018.

Teodoro Sampaio, https://www.geledes.org.br/teodoro-sampaio/, consultado em 31 de março de 2018.


Teodoro Sampaio (1855-1937) – Heróis de Todo o Mundo, https://www.youtube.com/watch?v=-EgM8xjvqXY , consultado em 31 de março de 2018.


Theodoro Fernandes Sampaio, http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=21677&sid=1852, consultado em 25 de março de 2018.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURGIMENTO DO TERMO "VARA" JUDICIAL E OUTRAS EXPRESSÕES

QUEM É REBOUÇAS?