SALVO NA ÚLTIMA HORA
Quem assistiu a última versão de Star Wars viu um Luck Skywalker que aparece de repente e salva todos. Mas isso acontece na vida real ou só em filmes?
Claro que alguns acontecimentos da vida pessoal parecem mandamentos do destino, como se os anjos viessem te salvar a mando de Deus no último momento. Quem quiser pode contar as peripécias de salvamento de última hora.

Retiro as duas passagens da expedição de Martim Afonso de Souza à América.
Como é de conhecimento geral, Portugal tinha problemas com os franceses que passavam pelas paragens brasileiras para pegar peles de onça, plumagens e pau-brasil. Qualquer navio português devia apresar navios franceses nos mares do Brasil.
Quando a esquadra de Martim Afonso chegou na costa brasileira, logo de cara enfrentou embarcações do nobre da normandia com bandeira francesa. Certos de que não mais se deparariam com a ameaça francesa, um dos barcos sob o comando de Pero Lopes de Sousa (irmão de Martim Afonso) foi mandado para o sul de Pernambuco, ao passo que o restante da esquadra rumou para norte.
Em 2 de fevereiro de 1531, o navio de Pero Lopes encontrou novo navio francês. Iniciou-se a batalha (batalha marítima de Santo Agostinho), após tiros de canhão entre os navios, os portugueses pareciam sem esperança e diante de uma derrota iminente viram surgir Martim Afonso de Souza com os galeões São Miguel e São Vicente e a nau tomada dos franceses na batalha anterior. De derrota certa a vencedores, o fator inesperado de alteração de rumo da esquadra principal salvou o futuro capitão hereditário de Santo Amaro - de Bertioga a Juqueriquerê - e Santana - de Laguna à Ilha do Mel.
Na mesma missão, Martim Afonso de Sousa rumou para o atual Rio da Prata, ainda não detalhadamente explorado. Novamente, a esquadra foi dividida para melhor explorar a região.
Como o mundo prega peças, um dos navios afundou nos arredores da atual Punta del Este, o do próprio Martim Afonso, e os náufragos conseguiram chegar à costa do Uruguai. Mas como retomar a missão ou voltar para casa sem uma embarcação? Após reunirem-se os sobreviventes, acharam na praia um bergantim (ver http://cvc.instituto-camoes.pt/navegaport/c05.html ), navio que combina remos e vela, inadequado para navegações oceânicas, ideal para viagens costeiras e de rios construída durante a expedição de Sebastião Caboto (capitão a serviço da Espanha), abandonada por não se conseguir levá-la de volta para a Espanha. Novamente, em terras praticamente inexploradas, os poucos vestígios de europeus foram suficientes para que Martim Afonso retomasse a missão, reunisse a esquadra, mandasse seu irmão para a exploração do Rio da Prata e, após, voltasse para São Vicente na costa luso-brasileira.
Qual a probabilidade de encontrar um navio em bom estado em meio de terras desconhecidas? O mundo cria dificuldades e também as soluções.
Então, o salvamento inusitado ou de última hora não ocorre só nos filmes.
Bibliografia e Sugestão de Leitura:
BUENO, Eduardo. Brasil: Uma História - Cinco Séculos de um País em Construção, São Paulo: Leya, 2000, p. 46.
____________. Capitães do Brasil: A Saga dos Primeiros Colonizadores, Rio de Janeiro: Objetiva, 1999, pp. 53 e 54.
COSTA, Keilla Renata. "Sebastião Caboto"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/biografia/sebastiao-caboto.htm. Acesso em 29 de janeiro de 2018.
DONATO, Hernani. Dicionário das Batalhas Brasileiras, 2a Edição, Revista, Ampliada e Atualizada, São Paulo: Ibrasa, 1996, p. 507.
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